Categorias: Teoria Psicanalítica

Psicanálise no cotidiano

Ei, você aí! Como está se sentindo hoje?

Apresento o meu novo site: Psicanálise no Cotidiano, escrito por mim, Marina Abud.

Para quem não me conhece, sou Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, com experiência em atendimentos terapêuticos a crianças, adolescentes e adultos. Atualmente, estou na pós-graduação latu sensu do Hospital das Clínicas, onde trabalho fazendo entrevistas psicológicas e psicoterapias breves. Na verdade, trabalhar como psicologia clínica sempre foi minha paixão! E pretendo me desenvolver cada vez mais nessa área, cuidando dos mais diversos tipos de angústias e sofrimentos que chegam até mim.

Para isso, escolhi uma teoria que orienta a minha prática: a Psicanálise. Aprecio muito os diferentes autores que compõe essa linha teórica, mas também me mantenho aberta para o diálogo com outras abordagens.

A ideia de construir esse site veio de uma tentativa de aproximar um pouco os conhecimentos da Psicologia e da Psicanálise aos temas da vida cotidiana, às questões do dia a dia, aos dilemas que todos nós enfrentamos, numa linguagem fácil, amigável e próxima de vocês, meus leitores. Portanto, todos poderão compreender e interagir com o que será produzido por aqui, seja você leigo, conhecedor da área, ou até um possível paciente.

Dá uma olhada no tipo de conteúdo que você vai encontrar por aqui

-CULTURA – Análises de filmes, séries, músicas, livros, notícias… Como o olhar psicanalítico pode aprofundar nossa visão para as produções culturais e os acontecimentos no mundo?

-SAÚDE MENTAL Como compreender o conceito de saúde mental? Quais os principais diagnósticos de patologias da mente? Como encarar os diagnósticos sem rotulação? Qual o papel dos medicamentos psiquiátricos? Quando buscar um psicólogo? O que levar em consideração na hora de escolher um profissional psi?

-VIDA INFANTO-JUVENIL – O que a Psicanálise tem a dizer sobre: gestação, nascimento, relação dos pais com o bebê, desenvolvimento infantil e suas problemáticas, adoção, sexualidade, adolescência e suas questões?

-VIDA ADULTO – O que a Psicanálise tem a dizer sobre: mundo do trabalho e desenvolvimento de carreira, maternidade e paternidade, relações amorosas, sexualidade, redes sociais, envelhecimento, morte e luto?

-DE PSI PARA PSI – Como se tornar um Psicólogo? Qual foi a minha experiência até aqui pelos lugares que já passei? Como é o curso de Psicologia? Quais as diferentes áreas de atuação desse profissional? Qual a importância da ética para o Psicólogo? Como lidar com dilemas do dia a dia que enfrentamos?

-TEORIA PSICANALÍTICA – Quem são os principais autores da Psicanálise? Quais os principais conceitos que eles desenvolveram? O que se tem produzido na Psicanálise hoje? Qual a história por trás dessa perspectiva teórica? Qual o diálogo com outras abordagens?

Por enquanto é isso que tenho pensado até então. Esse é um ambiente em construção, e espero que eu possa ir transformando-o e aprimorando-o conforme a experiência de escritora também me transformar e me aprimorar internamente. Além dos textos de minha própria autoria, também buscarei contribuições de meus colegas da área para enriquecer ainda mais esse canal.

Esses conteúdos também serão postados no Instagram e Facebook, porém com um formato mais resumido, para consumo rápido nestas plataformas. Portanto, me sigam também por lá 🙂

Conto com a participação de todos vocês para construir esse canal de diálogo de forma rica, ética e proveitosa!

Sejam muito bem-vindos.

Marina Abud.

Deixe seu comentário