Querendo ou não, o isolamento imposto em tempos de Coronavírus impõe um contato humano limitado e favorece momentos de introspecção. A introspecção nada mais é do que uma reflexão pessoal sobre aquilo que é de mais íntimo, profundo, em nós mesmos.
É um movimento natural e extremamente importante, que é muito explorado durante um trabalho de psicoterapia. Quando estamos com um psicólogo, temos a chance de olhar para nós mesmos em um ambiente de segurança e acolhimento.
No entanto, nem sempre a introspecção é fácil ou prazerosa. Daí já se imagina as implicações disso no momento atual, com a pandemia de Coronavírus, que favorece muita reflexão sobre o mundo e introspecção a respeito de nosso passado, presente e futuro.
Como podemos realizar essa introspecção de forma saudável, contribuindo para nosso desenvolvimento enquanto sujeitos? E como lidar com os aspectos dolorosos e difíceis que emergem desse processo de introspecção?
Essas são questões cujas respostas são muito pessoais. Cada caso é um caso! Mas vale algumas dicas para se estar atento:
1️⃣Respeite seu tempo e não se obrigue a pensar demais, permita que os pensamentos surjam de forma espontânea;
2️⃣Converse com outras pessoas e compartilhe aquilo que você está sentido;
3️⃣Busque formas de expressar e registrar suas reflexões – vale escrever, desenhar, pintar, cantar…
4️⃣Se estiver muito angustiado, busque ajuda de um psicólogo. Um profissional faz toda a diferença no processo de introspecção! E mesmo nos tempos de Coronavírus , é possível realizar atendimentos online.
Sobre o atendimento psicológico online, tenho adotado essa modalidade em minha prática clínica e os resultados são excelentes! Caso queria conhecer mais sobre esse trabalho, entre em contato comigo que posso esclarecer suas dúvidas.
Boa introspecção a todos!
Confira o texto sobre isolamento social e os impactos para a saúde mental: https://marinaabud.com.br/2020/04/isolamento-social-e-saude-mental/