Categorias: Saúde Mental

Isolamento social e saúde mental

🆘️ A orientação das autoridades públicas e dos especialistas em saúde é clara: isolamento social é uma das principais medias para impedir a disseminação do Coronavírus. E sem dúvida, devemos seguir essa orientação com rigor, preservando a nossa saúde e a de outros a nossa volta. Mas como fica nossa saúde mental diante da imposição de um isolamento social?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❓A pergunta que não quer calar é: qual os impactos do momento atual para nossa vida psíquica? Nesses tempos de pandemia, tem se tornado uma queixa importante a sensação de solidão, desamparo e angústia, justamente pela necessidade de mantermos-nos mais reclusos.⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❤ Nos relacionar é parte fundamental de nossas vidas, e em um momento em que devemos evitar o contato com o outro, é comum sentirmos que estamos sozinhos para lidar com uma carga emocional tão grande como essa. Não há como negar: o isolamento social tem efeitos sobre a saúde mental da população.

Se você está se sentindo assim, tente acalmar-se e lembrar que o mundo todo está junto vivendo esse isolamento. Que seus amigos, familiares e colegas não desapareceram – é encontrá-los que se tornou mais difícil. E por um tempo, sabe? Tudo isso um dia vai passar e voltaremos a ter as interações de sempre. E por que não investir mais nas ferramentas online para sentir-se mais acolhido e em contato com as pessoas?

Sei que nem sempre temos ânimo para lidar com essas ferramentas online, mas podemos aprender a usá-las de forma saudável, permitindo-nos sentir mais próximos dos outros. Fazer chamadas de vídeo, participar de cursos ou lives, interagir nas redes sociais, se usado com sabedoria, pode sim nos dar a sensação de não estarmos tão isolados do mundo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚩É um tempo de reclusão e de reflexão, que podemos aproveitar para olhar para nós mesmos e também aproveitar nossa própria companhia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔻E você? Como está lidando com essa pandemia?

Confira o texto sobre a introspecção em tempos de Coronavírus: https://marinaabud.com.br/2020/04/introspeccao/

Deixe seu comentário